quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FALECIMENTO

UM POEMA AO LEONAI *09.05.1948 +06.12.2011-PA
Por< Neca Machado
06.12.2011

Hoje os sinos não dobrarão por ti
O amanhecer tem nuvens negras
De saudade, e de tristeza.
Teu ressoar nos sábados
Jamais serão iguais.
Teu grito de Vitoria ficará no coração
De quem te conheceu.
Teu amor por tua historia
Jamais será em vão.

Teu orgulho de ser menino pobre
Motivarão outros tantos a seguirem em frente
A serem médicos como tu.
Que ressoem os tambores do Laguinho
Que os passarrinheiros encantados do Poço do Mato
Possam correr atrás de uma ave singela
Que agora sobrevoará nossa saudade.

Teu gosto musical
Teu gosto literário
Teu afeto
Ficarão

QUE BOM TER TE CONHECIDO.
OBRIGADA PELA TUA PRESENÇA IRREVERENTE EM NOSSAS VIDAS.

domingo, 4 de dezembro de 2011

CIRROSE

HEPATITE C

Morre Socrates aos 57 anos, em Macapá inúmeros médicos estão contaminados.
O jogador Socrates era paraense.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

SAUDE

MELHOR EM CASA, “ MELHOR NO CEMITERIO”

UM PROGRAMA DE SAUDE “TIRO NO PÉ.”
Para ela que recebeu critica antes de entrar no AR, É ENXUGAR GELO, VAI SER TIRO NO PÉ.


Presidenta do Brasil Dilma LANÇOU a pouco em rede nacional um programa de saúde que JÁ ESTÁ DANDO O QUE FALAR.

MELHOR EM CASA é uma copia do programa para doentes mentais anterior que NÃO DEU CERTO, a maioria dos doentes mentais que deixou os manicômios hoje perambula pelas RUAS.

Para muitos juristas haverá uma enxurrada de ações na JUSTIÇA BRASILEIRA POR OMISSÃO DE SOCORRO, CRIME.

O Brasil não está preparado para MANDAR DOENTES CRONICOS PARA CASA.
• São portadores de câncer, hepatite C, AIDS, HIPERTENSOS, DIABETICOS...
• A população que tem recursos vai ter que fazer QUARTOS para atendimento hospitar.
• O numero de profissionais MEDICOS É INSUFICIENTE.
• OS POBRES TEM O RISCO DE CONTAMINAÇÃO.
• POBRE NÃO TEM CASA PARA MORAR, IMAGINA PARA FAZER HOSPITAL EM CASA.
• NÃO EM TELEFONE DE EMERGENCIA PARA CHAMAR O DOUTOR.
• O SAMU NÃO FUNCIONA.
• TERÁ AMBULANCIAS DISPONIVEIS PARA TRAZER UTIS¿
NÃO se construíram novos hospitais.
BENS DE SECRETARIOS DE SAUDE LADROES NÃO RETORNARAM AO ESTADO.
NÃO EXISTEM LEITOS SUFICIENTES.

TIRO NO PÉ
TIRO NA SHANA...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BRASIL

O que uma escritora Holandesa falou do Brasil!

Leia com atenção.

Os brasileiro...s acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos..

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9.Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.

Bendita seja, querida pátria chamada

sábado, 10 de setembro de 2011

HORROR

Historias de Horror
Rotinas do Pronto Socorro de Macapá
Por> Neca Machado

03.09.2011
Quando me deparei com o punho esquerdo inchado, veio à dor no peito e, de repente não tive a coragem de aceitar a realidade.
As 11h da manha tenho a confirmação de que após passar primeiro por um ortopedista que reside em Belém -PA, deveria “VOLTAR pra casa” e ficar 10 dias de repouso, teria que ser internada, porque o punho estava quebrado em 03 partes.
05.09.2011
Com dores insuportáveis resolvo procurar o Departamento de Pericia do Estado para conseguir os meus dez dias de afastamento sugerido pelo primeiro medico que procurei no Pronto Socorro, e que sem sequer me olhar, me manda enfaixar o braço e voltar pra casa “porque não tinha nada,”
06.09.2011
Volto ao Pronto Socorro de Macapá com fortes dores no punho esquerdo inchado e os dedos já quase sem movimento, somente para “pegar um atestado medico de afastamento”.
Um périplo, sem medico, sem declaração, e sem atestado, procuro direção e “TODOS EM REUNIÃO DE ROTINA”. (....)
10h nada,
11h, nada,
12h a mão de Deus se manifesta e encontro a proteção de um novo ortopedista, um pouco irritado com a sobrecarga do dia, mas, me atende, manda desenfaixar o braço, e olha estarrecido, aqui tem algo incomum, diz, me mandando para um novo Raío X.
Retorno com a chapa na mão e surpresa ele desanda a falar: está quebrado, aqui, ali, e tem que fazer CIRURGIA.
Sentada, com o punho doendo mais do que o normal, choro, chamo o Manfred e ele coitado, sem entender, tenta me acalmar.

13h já de retorno ao Hospital, com todos os encaminhamentos na mão, novo raio X, eletrocardiograma, raio x do tórax, hemograma, coração saltando pela boca, “VOU ME INTERNAR”, pergunto a atendente o que devo fazer¿ E ela > “ a Sra. senta naquele banco na escada e espera...”
• Volto a chorar, repenso o quanto faz falta o meu velho plano de saúde que deixei de pagar, porque usei tão pouco e não tive ressarcimento nenhum. Olho pro lado e a moça com o ombro quebrado tenta me acalmar, “ já to aqui há duas semanas, o tempo passa rápido...” Tem gente esperando um mês, dois... E NADA.
• Consigo um leito, que felicidade.
• Agora é esperar, uma semana, duas, um mês...
• Mas, consigo em uma semana. Que sorte. (...será)

• OLHO para o lado, um jovem 15 anos, 17 FACADAS, dois drenos cheios, cabelo raspado que nem o do Neimar, tenta consolar os AMIGOS.
• Ele ainda tem AMIGOS.
• Foi furado por um tal de Madruga que sedento desferiu- lhe 17 facadas.
• Do outro lado, uma criança vinda do município de Afuá-PA, mordida de cobra, a Mãe 07 filhos, apanhadora de açaí, colhia pau, como me disse, para fazer carvão, escutou a menina gritar< a Cobra me mordeu. A cobra era uma Combóia, disse a pobre mulher. Combóia, uma das mais peçonhentas Serpentes Brasileiras a Jararaca, deixou muito veneno na criança, transferida as pressas para Macapá, o pai assassinado e ela há 31 dias no Hospital, sem parentes, sem ninguém...Precisou fazer enxerto, ainda continua lá. • Ele homem negro, desdentado, 52 anos, sem carteira de motorista, segundo seu acompanhante, maranhense, entra na esquina da avenida Iracema Carvão Nunes no Centro em um carro dirigido por uma Senhora, resultado> fraturas diversas, a esposa com o braço quebrado, e ele agora, autônomo, chora, se lamenta, pede, reclama toda hora, chama quem passa em voz mansa “ ei vizinho, quero levantar, quero andar, quero água gelada....”

• E eu, amigo, só água quente, não posso me levantar.

• Mas ele teve sorte, tem a companhia do irmão da atropeladora que não o deixou desamparado, ele segundo o Homem, estava jogado no corredor, eles lhe compraram colchão, “eu vi, lhe trouxeram remédios, cadeiras, ventilador, o calor era insuportável, sensação de 50 graus, até um aparelho de fisioterapia, mas, ele irredutível, só queria morrer, repetia ‘ vou morrer vizinha...”

• E eu> não vai não.

• Para muitos, era manha.

• NÃO SEI, ele ficou lá.

• Vou para a cirurgia, presidiários no corredor, cheios de sangue, gente gritando, tolhas estendidas no suporte da escada para o Centro Cirúrgico, um verdadeiro cortiço, policiais atropelados, mulheres esfaqueadas, e muitos jovens, jovens e mais jovens furados a facas, terçados....

• Tatuados, agressivos e irritados...

• Acordo de madrugada, braço com dores, e um som alto de uma prece evangélica no radio do telefone celular...

• Acorda irmão, acorda, tua hora chegou de mudar.... A benção virá, muda, muda, muda irmão...

• E de manha, olho para o jovem de 15 anos, 17 facadas, a Mãe ao lado, e ele exclama < Agora sou de JESUS.

• Surpreendo-me, depois de 17 facadas, que bom.

• E assim< novos pacientes, o jovem de 17 facadas deu o leito para outro jovem com mais umas três facadas, foi a Uti e voltou.

• Um senhor de Florianopolis, assentado, cortou a perna com uma roçadeira, depois de mais um périplo, o medico disse a ele< coloque água quente que passa... Ficou a espera da cirurgia, talvez amigo de um empresário do setor de confecções, consiga sair mais rápido, não tem família.

• E assim, a ROTINA do Pronto Socorro de Macapá, traduz um verdadeiro cenário de HORROR, são tantas historias...

• Prédio com fachada de vidro, Palmeiras Imperiais, e UTI cheia de qualidade, MAS, não tem LEITOS suficiente, gente morta, descaso, omissão e falta de HUMANISMO.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GENEROSIDADE

Prezada Neca,

Chamo-me Marilia Maia Cruz e, apesar de seu nome sempre ter sido familiar a meus ouvidos, nunca a conheci pessoalmente ou soube quem você era. Conheci-a, virtualmente, hoje, por uma colega de trabalho, Elinamar. Ela estava acessando seu blog e mostrando a outros colegas fotos dos pratos preparados por você. Passava, apressadamente pelo computador, quando a foto do Sushi tucuju prendeu totalmente minha atenção. Não resisti e parei tudo o que estava fazendo para apreciar as fotos de sua culinária.

De antemão, receba minhas humildes, mas efusivas congratulações. Nao tenho muito talento na cozinha, por isso respeito e admiro grandemente quem tem esse dom.

Eis que estava eu a deliciar-me com os olhos, quando Elinamar anunciou que a senhora estaria planejando inaugurar um restaurante, com uma proposta intimista. Quase dei um pulo! Nossa cidade possui bons lugares, mas é sempre excelente saber de novas opções. Por favor, não deixe de divulgar quando da inauguração! Tenha certeza de que, se conseguir logo uma vaga, serei uma das primeiras e mais assíduas clientes.

Fiquei extasiada, ainda, pelas suas fotos de flores. Eu mesma, amadoramente, tenho meia-dúzia de imagens em casa, pois a beleza das cores sempre me hipnotiza. Mas nada que se compare às suas. Novamente, meus parabéns pela sensibilidade e bom gosto.

Por fim, para não tomar ainda mais seu tempo, desculpo-me pela pretensão. Imagine uma total desconhecida escrevê-la com tanta intimidade!! Mas senti-me confortável em fazê-lo, pois penso que elogios devem ser sempre feitos a quem merece e não poderia abster-me de parabenizá-la pelo belíssimo trabalho.

Cordialmente,

Marilia Maia Cruz.

TURISMO